sábado, 25 de setembro de 2021

AVRIBE, O PROTÓTIPO FÁCIL

 Olha só, eu faço muito teste em breadboard, desse tipo abaixo, barra simples, dupla, tripla, o que precisar.  Já fiz muita coisa nesses boards, digital, analógica, e principalmente com microcontroladores.



Mas sempre que uso um microcontrolador, comumente um AVR (Atmel) tipo At90S2313 ou AtMega8, ou AtMega48 ou AtMega88, é um tal de espeta o chip e liga todos os fios e conector enjambrado para fazer a conexão com a gravação ISP, antes de qualquer outra coisa.  

Precisava algo mais prático.

Então resolvi fazer uma plaquinha “esperta” de desenvolvimento, que dou o nome de “AVRibe” (averibe) que contenha todo o necessário para o AVR rodar mesmo sem o uso do breadboard, e a ideia é espetar a “AVRibe” no breadboard só mesmo para ter os pinos de I/O e tensões ali disponíveis.

Ficou muito bom e recomendo algo assim para todos.

No do At90S2313 até instalei um segundo jumper de seleção de 5V e 3V, e para gerar os 3V soldei ao AVRibe uma bateria CR123A de 3V e que dura uma eternidade.   Eu quase não uso 3V, mas os displays de Celular da Nokia, tipo 3310, e alguns outros chips, como memória serial, etc, usam 3V e é um saco, então preparei o AVRibe do 2313 para tal.

 
Na plaquinha tem o soquete para o microcontrolador, cristal, regulador de 5V (7805), jumper de power, referência de 2.5V, LEDs indicativos e conector macho para o jack de uma simples fontezinha 9V 500mA. Claro que não podia faltar os 6 pinos do conector ISP para conectar o gravador USBASP.

No AVRibe abaixo, com o AtMega8, a construção foi a mesma do At90S2313, porém sem a bateria de 3V, mas contendo jack de power, regulador 7805, uma referência de 2.5V (LM385-2V5), botão de reset e jumper de power (servindo como switch), capacitores, indutor de filtro para o AVCC, etc.  

Note que eu uso barrinha de pinos na parte de baixo, para espetar no breadboard, e uso dois pinos a mais, um de cada lado, para também levar o 2.5V de referência e o segundo para reforçar o terra, e obviamente 6 pinos para o ISP de gravação via USBASP.

Com certeza absoluta eu deveria ter feito isso há muito tempo atrás.
Ah sim, essa coisa branca enrolada nos fios coloridos, é a própria capa do cabinho de onde os fios foram retirados, que foi cortada helicoidalmente com uma pequena tesoura, como descascar uma laranja… fica bom para juntar os fios, fácil de instalar e retirar sem remover os fios.






Nenhum comentário:

Postar um comentário