IDE para microcontroladores AVRs
Programmers Notepad 2
O link direto do download do instalador da versão 2.2:
http://www.ustr.net/avrfiles/pn2342350.exe
link: http://www.pnotepad.org/
Esse é o editor de texto, que uso como editor dos arquivos assembly. Ele permite configurar macros que irão disparar o assemblador e o programador do AVR, num único shortcut do teclado. Ele também possui uma tela de mensagens embutida, onde o assemblador irá mostrar o resultado da compilação, possíveis erros de digitação ou código, e também o resultado da gravação do AVR via ISP na porta USB do PC. Mais abaixo eu mostro como configurar as macros dele.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AVR_ASM2
Link para download:
http://www.ustr.net/avrfiles/avrasm2.exe
Esse é o assemblador AVR para o arquivos escritos na linguagem assembly no Programmers Notepad 2. Ele é chamado por uma linha de comando, diretamente de uma macro dentro do editor. Ele pode também ser chamado por uma linha de comando na tela DOS de “command” do Windows. O AVRASM2.EXE é o mesmo assemblador usado internamente no AVRStudio 4.19, mas graças à Atmel te-lo feito avulso, você pode usa-lo independentemente.
Aqui o link da Atmel com instruções de uso, syntax e opções: Aqui o link de um arquivo PDF
com mais instruções sobre o assemblador e uso.
AVRDUDE
Link para download
http://www.ustr.net/avrfiles/avrdude61.zip
Esse é o programa interface que lê, grava, muda fuses, etc, nos AVRs via porta USB no PC e a plaquinha USBASP, via comunicação ISP (6 pinos) nos AVRs.
AVRDUDESS
Atualmente também recomendo MUITO fazer download e usar o AVRDUDESS, que é a mesma coisa do AVRDUDE acima, porém com interface gráfica, muito mais fácil de usar. Um dos sites da Internet de download do AVRDUDESS apresentou grande gritaria num anti-virus do meu computador, mas após o download e inúmeros testes anti-virus, nada foi encontrado. Até postei esse problema no forum AVRFREAKS, mas não foi considerado hostil.
Aqui vale uma observação: Como vocês podem imaginar, os programas anti-virus não teriam capacidade nem velocidade para ficar comparando todos os arquivos sendo testados com todos os virus existentes na Internet, o que eles fazem é procurar pedacinhos de código que possivelmente identificariam virus, ou procedimentos que mais penetram no Windows, e que potencialmente poderiam ser identificados como virus. Muitos software que acabam usando hardware e que não seguem o procedimento de segurança da Microsoft (com assinaturas, etc), e o AVRDUDESS usa as portas USB, acabam sendo confundidos com virus. Mas é bom tomar cuidado.
Download garantido a partir do GitHub: https://github.com/zkemble/AVRDUDESS ,
ou o executável instalador: https://blog.zakkemble.net/download/AVRDUDESS-2.13-setup.exe
USBASP
Essa plaquinha, abaixo, conhecida como USBASP, pode ser comprada no eBay, DX, AliExpress ou outro local, por valores abaixo de $4, e quase sempre com frete grátis para o Brasil ou outro local.
A plaquinha acima hoje é produzida aos borbulhões na China e vendida para todo lado, por preço que acaba sendo até mais barato que comprar só o AVR nela soldado, e ainda vem com cabo multivias de 10 fios e dois conectores. Uma ponta do cabo vai conectado na USBASP e a outra é conectado na placa de circuito impresso ou protoboard, de 10 pinos conectados aos 6 pinos do AVR a programar. O conector USB é plugado no seu PC/Notebook, e usa o software USBASP para fazer download do código a programar no AVR.
Faça download do driver para Windows aqui:
www.ustr.net/avrfiles/usbasp_windrvr.rar
Um AVR requer seis pinos para programa-lo via ISP. Existe um padrão de seis fios e dez fios, sendo que no de dez fios/pinos, quatro ficam inutilizados. Abaixo a imagem superior do conector na PCI, 10 e 6 pinos. O pino #2 de ambos, é +5V, que é a alimentação VCC da placa onde esse conector está soldado. Pode-se usar esses +5V para alimentar o circuito do outro lado do cabo, mas não é recomendado, pois cada circuito deve possuir alimentação própria. O conector de 10 pinos na trazeira do USBASP possui +5Vcc nesse pino, e é proveniente do conector USB do PC. Essa tensão ali existente não possui muita capacidade de corrente e deve-se alimentar com +5V independente o circuito do AVR a ser programado, para evitar sobrecarga de corrente no USB do PC. Claro que, sabendo-se que se o AVR sendo programado e seu circuito em volta não consumir mais de 50 ou 60mA, pode-se conectar à essa tensão sem problemas.
Algumas plaquinhas USBASP como a acima, possuem jumper para selecionar +5V ou +3.3V nesse pino #2, ambas as tensões são provenientes do USB do PC.
É muito fácil confundir o que é o pino #1 com o pino #2, pois esse conector por cima é invertido por baixo e o cabo inverte tudo ainda mais. Para tirar duvidas, sempre olhe a solda do conector e procure pelo pino em um canto que está soldado ao plano de terra, esse será pino #10 ou #6. Alguns conectores tem soldados em curto para terra os pinos 4, 6, 8 e 10, para promover melhor redução de ruído no cabo.
Caso no seu circuito você queira usar ISP de 6 pinos (eu o faço) terá que sempre usar um pequeno adaptador de 10 para 6 pinos. Esse adaptador pode ser feito em casa, eu fiz alguns, mas também comprei alguns do eBay, pois custam menos de $3 e são mais práticos.
O esquemático original da USBASP e software é do alemão Thomas Fischl, website original.
Para poder usar a plaquinha USBASP, encontrada à venda no eBay, DX e AliExpress por menos de $4 dólares, deve-se instalar o driver de software para o Windows, para que esse reconheça a tal placa conectada em porta USB. Notar que no Windows8 se tem que desabilitar o bloqueio de instalação de drivers sem assinatura válida, caso contrário a USBASP não é instalada na lista de dispositivos do Windows. Isso é feito com uma pre-seleção e reboot, link do procedimento.
KHAZAMA
Khazama é o sobrenome do Iraniano que escreveu essa aplicação para o Windows. Ela é pequena e funciona muito bem, permite ler, gravar (flash e/ou eeprom e fuses) num AVR, usando um USBASP. A interface é gráfica, portanto não dá para automatiza-la dentro do Programmer’s Notepad 2, via macro. Mas ela serve muito bem para operações rapidinhas que não necessitem carregar o Programmers Notepad, etc. Com ela consegue-se ler e ver o conteúdo da Flash e Eeprom no buffer do Khazama, fácil e simples. Considero esse program bom, e o uso de tempos em tempos. Infelizmente por problemas que todos imaginamos existir no país do Khazama, ele não tem atualizado / mantido esse software, que falta certos chips AtMega, como o AtMega328P por exemplo, mas possui o AtMega328, apesar que é só problema de assinatura e nome, porque a programação funciona bem.
Link:
http://www.ustr.net/avrfiles/KhazamaAVRProgrammer.rar
Nenhum comentário:
Postar um comentário